um blog de alguem do COUÇO, para lançar ideias e suscitar debate filhodocouco@sapo.pt
A sabedoria dos nossos avós é algo de impressionante! Podemos dizer que os conhecimentos dos nossos avós são o conjunto de centenas de anos de vida em constante experiência. A sabedoria dos “antigos” é, sem sombra de duvida, algo de muito útil no nosso dia a dia.
Como sabemos a agricultura “vive” das condições climatéricas. É preciso saber quando e como fazer a sementeiras de forma a retirar o maior proveito das terras.
Os nossos avós recorriam ao mês de Janeiro para fazer o seu boletim meteorológico. Diziam eles que; “ em Janeiro vês o tempo do ano inteiro". A fórmula é bastante simples:
- Aos primeiros doze dias não se liga, dizem eles que são as “arremedas”,
- Entre o 13º e o 24º dias está todo o ano, são as “ desarremedas”.
Bastava por isso associar a cada dia um mês do ano. Temos assim que ao dia 13 corresponde o mês de Janeiro, ao 14 o mês de Fevereiro, ao 15 o mês de Março,… e ao dia 24 o mês de Dezembro. Se o dia 13 for chuvoso então Janeiro será chuvoso, de o dia 14 começar com chuva e terminar sem chuva assim será o mês de Fevereiro,…
Em caso de grandes duvidas recorriam às arremedas para confirmar o tempo que irá acontecer.
Num tempo em que escasseava a água para as regas era muito importante saber em que terra se iria semear e, se deviam antecipar o atrasar as sementeiras.
Hoje podemos utilizar este conhecimento para a agricultura ou então para marcar as nossas férias de verão. È sempre bom conhecer o tempo com antecedência.